CRISTAIS, PEDRAS E SUAS UTILIZAÇÕES

 

Malu M. Arantes

Escritora e Consultora Holística

Malu M. Arantes é Numeróloga, Escritora e Consultora Holística, atuando profissionalmente desde 1990.

 

As pedras e cristais há milênios vêm sendo utilizados para várias finalidades, inclusive terapêuticas. Tais propriedades foram resgatadas pela disciplina intitulada Litoterapia ou Gemoterapia e atualmente vem sendo empregada por vários terapeutas.

Existem muitos livros que abordam as propriedades das pedras, alguns com estórias lendárias, outros com abordagem mais científica. Eu recomendo a apostila do físico e psicólogo Dr. Miguel Ferrari Júnior, ex-Diretor do MUPA Museu de Antropologia Paulista (da USP), denominada Litoterapia e à venda nas Casas Fretin. Nessa apostila temos um cadastro de pedras e cristais e suas respectivas propriedades curativas e também uma listagem de moléstias e respectivas pedras indicadas, facilitando muito a consulta. O estudo também apresenta uma listagem das respectivas cores ou raios captados pelas pedras, que podem e devem ser utilizadas em tratamentos cromoterapêuticos.

Com o avanço da tecnologia, hoje existem equipamentos computadorizados que permitem fazer o check-up dos pacientes através da mensuração das freqüências dos órgãos e dos sistemas. Através das freqüências das pedras, também medidas pelo mesmo aparelho, é possível escolher as mais indicadas para cada tratamento. Permite também preparar "gotinhas de freqüências" das respectivas pedras. Assim, o paciente, além de utilizar as pedras junto ao corpo, também bebe o líquido preparado contendo as freqüências indicadas para o problema. O físico acima citado tem este equipamento e os resultados dos tratamentos têm sido altamente eficazes.

Com os quartzos translúcidos é também possível fazer um circuito energético ao redor do corpo, transmitindo bem-estar e disposição, tratamento recomendado para cansaço físico ou mental e estresse. Devem ser dispostos a 2 cm de distância do corpo, de maneira a formar uma estrela, se os imaginarmos unidos por uma linha invisível. Assim, com a pessoa deitada no chão, coloca-se 1 ponta de cristal na direção do topo da cabeça e 2 pontas na direção dos joelhos, formando um triângulo. O outro triângulo se forma com 1 cristal próximo aos dois pés (juntos) e 2 junto aos cotovelos. Assim, temos 2 triângulos entrelaçados, formando uma estrela de 6 pontas ou Estrela de David.

Os cristais e pedras também podem ser utilizados na energização dos chacras, após uma sessão de alinhamento. Existe um bastão cromático, denominado Bastão de Atlante, com 1 cristal grande na ponta e várias lâminas coloridas que permitem energizar os chacras com as cores correspondentes. Outra finalidade pessoal de utilização é a de proteção, colocando-se, junto ao corpo, um cristal translúcido e uma turmalina negra, formando o Yin-Yang. A turquesa também tem efeito protetor. As pessoas destras devem usar as pedras do lado esquerdo do corpo e as canhotas, do lado direito.

No ambiente, os cristais e a turmalina negra são utilizados tanto para energização como proteção, respectivamente, e têm sido muito empregados em ambientes residenciais e empresariais. Neste caso, após a análise ambiental feita através da Radiestesia e a disposição energética pelo Feng-Shui, são instalados cristais e pedras no ambiente, no lugar certo para cada finalidade.

Limpeza e energização das pedras:

Tanto os cristais como as pedras precisam de cuidados especiais. Logo após sua aquisição, devem ser deixados em água com sal grosso durante 24 horas e depois lavados em água corrente. Em seguida, devem ser expostos ao sol por 2 horas, para se energizarem (e não no sereno, sob a luz da lua, como indicam algumas pessoas místicas). A manutenção é semanal, pelo mesmo processo, mas somente 1 hora de molho em sal grosso é o suficiente.

Entretanto, algumas pedras não podem ser lavadas, como a turmalina negra e a pirita, por exemplo, que devem ser apenas escovadas e colocadas ao sol.

O sal grosso ou cloreto de sódio tem a propriedade de absorver o excesso de elétrons das pedras. Assim, um cristal ou pedra sem limpeza poderá ter um efeito contrário, emanando mais elétrons (carga negativa) para o corpo físico ou para o ambiente. Portanto, se você não tem tempo e disciplina para este tipo de manutenção, é melhor não utilizar pedras ou cristais no corpo ou em seu ambiente.


INDEX DAS PEDRAS

DIAMANTE

QUARTZO

DIAMANTE HERKIMER

HELIODORO

AMETISTA

SUGILITA

MOLDAVITA

AZURITA

SODALITA

LÁPIS AZUL

INDICOLITA - TURMALINA AZUL

ÁGUA MARINHA

TURQUESA

AMAZONITA

CRISOCOLA

QUARTZO ROSA

RODOCROSITA

KUNZITA

PEDRA DA LUA

ESMERALDA

MALAQUITA

AVENTURINA - QUARTZO VERDE

PERIDOTO

TOPÁZIO

CITRINO

ENXOFRE

AMBAR

CORNALINA

RUBI

GRANADA

HELIOTROPIO

QUARTZO ESFUMAÇADO

TURMALINA PRETA

OBSIDIANA